quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013




Portal de Saúde possibilita ao cidadão participar do aprimoramento do SUS 


Para viabilizar a participação do cidadão no processo de aprimoramento do SUS, o Ministério da Saúde vem implementando uma série de ações. Uma nova estratégia foi lançada nesta terça-feira (5) pelo ministro Alexandre Padilha durante uma coletiva para a imprensa no auditório Emílio Ribas, no edifício sede do MS. A partir de agora, os usuários do Sistema Único de Saúde vão poder contar com o Portal de Saúde do Cidadão, onde estará reunido todo o seu histórico de atendimentos no SUS. 

Através do endereço http://portaldocidadao.saude.gov.br, o usuário pode disponibilizar informações sobre o seu histórico de saúde, como alergias e doenças crônicas. O acesso acontece a partir do login feito com o número do Cartão Nacional de Saúde. Já as equipes de saúde inserem as informações sobre os procedimentos realizados. Além disso, as equipes podem traçar diagnóstico e ofertar tratamento mais adequado levando em conta o histórico do paciente. 

“Isto melhora o cuidado ao paciente e a gestão da Saúde. O cidadão coloca um conjunto de informações que queira disponibilizar. Já os profissionais registram os procedimentos adotados. Assim, cada usuário vai construindo seu histórico na Saúde”, destacou o ministro, ao lembrar que todos os critérios de segurança foram adotados. Além disso, cada usuário opta o que e quem terá acesso a suas informações de saúde. 

Outra ferramenta que o portal disponibiliza é a possibilidade de o médico se comunicar com o paciente através da plataforma. “O profissional pode mandar informações para o paciente. Estas informações serão enviadas através do perfil do usuário para o e-mail disponibilizado pelo usuário”, explicou Padilha. 

O portal também permite que o cidadão consulte os endereços georeferenciados das unidades de saúde, das farmácias populares e a lista de medicamentos por elas disponibilizadas. 

INFORMATIZAÇÃO - O Portal de Saúde do Cidadão foi desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus), da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde. “Um dos desafios que está colocado para o Sistema de Saúde, neste momento, está relacionado à questão de integrar as ações e serviços à era da informatização”, reiterou Luiz Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. 

Segundo Odorico, a implantação do Cartão Nacional de Saúde está sendo atrelada a um conjunto de dispositivo que vai potencializar o uso do cartão. “De um lado, estamos construindo a interoperabilidade do sistema, garantindo o CADSUSWEB [Sistema de Cadastramento de Usuários do Sistema Único de Saúde] como o sistema que coloca o cidadão com acesso ao cartão. Do outro, estamos articulando a integração de vários sistemas de informação em saúde e colocando o cidadão como parte importante deste processo”, enfatizou Odorico Monteiro. 

Após uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, constatou-se que apenas 30% das Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem algum tipo de conectividade. Para sanar este problema, em fevereiro, será realizada uma audiência pública com as operadoras de telefonia para definir o cronograma de implantação deste serviço. A expectativa é lançar o edital para selecionar as empresas que levarão conectividade às UBS ainda em março. Todos os custos desta implantação serão arcados pelo ministério. 

E-SUS AB - O ministro também lançou na manhã desta terça E-SUS Atenção Básica (E-SUS AB). O software público permite que a gestão organize o funcionamento das unidades básicas. A ferramenta será ofertada gratuitamente a todos os municípios. 

A plataforma, desenvolvida a partir de convênio entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina, implanta o prontuário eletrônico, que reunirá, sem necessidade de papel, todo o histórico de atendimento daquele paciente. Além disso, oferece soluções para controle de estoques de medicamentos e insumos, agendamento de consultas e monitoramento do cumprimento da carga horária dos profissionais de cada unidade. 

“Apresentamos este sistema aos prefeitos e aos secretários municipais de Saúde nos encontros que aconteceram na semana passada. Este software ajuda o prefeito a gerenciar melhor a Unidade Básica de Saúde, controlar o horário do médico, a agenda e manter as informações do prontuário do cidadão disponíveis aos profissionais de saúde. Assim, o médico vai saber quais doenças aquele paciente tem, quais tratamentos e exames já realizou e poderá prestar um atendimento de melhor qualidade”, enfatizou o ministro Alexandre Padilha. 
                                                                                     
Por Paloma Abdallah 
Núcleo de Comunicação da SGEP

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